Curiosidades

Conheça mais sobre os costumes e a cultura do mundo árabe.

A Síria

Esta nação é a terra do Islã, ali começa o Oriente. Ela é a cabeça de ponte do mundo mediterrâneo na Ásia e também o centro do povo árabe. Sua flor-símbolo é a rosa de Damasco.

O povo tem contato direto com sua história e seus costumes, suas tradições e sua língua não sofreram alterações. Nos mercados de Allepo e Damasco veem-se muitos artesãos hábeis, cuja atividade se perpetua sem influência da modernidade.

A população é conhecida pela gentileza, cercam turistas com muita espontaneidade oferecendo punhados de cerejas e damascos quando cruzam seu caminho. Mantém admiráveis museus, onde se revelam testemunhos de civilizações, suas técnicas perfeitas e a tradição popular de um passado recente.

A cozinha da Síria é essencialmente rural, à base de cereais, saladas, frutas, queijos, coalhadas, carne de carneiro e sementes.

Desde 1971, passou a ser obrigatória a escolaridade, com estudo gratuito em todos os níveis. Cerca de 80% das crianças falam corretamente o inglês e se comunicam com os visitantes facilmente.

(Dados colhidos do livro “Síria Hoje” - HUREAU, Jean. 1980).