Curiosidades

Conheça mais sobre os costumes e a cultura do mundo árabe.

O Líbano

O Líbano, a Síria e o Egito iniciaram o renascimento Árabe, onde foram criadas no século XIX as primeiras universidades do mundo. Encontraram suas raízes, suas culturas e se livraram do domínio turco.

Podemos considerá-lo como um país maravilhoso, é a “terra prometida”, cantada por poetas e viajantes, e conhecida como a terra do leite e do mel. Move-se por paixões e contradições da Humanidade, afinal estão na região de maior conflito político e cultural do planeta: o Oriente Médio.

Em momentos de fúria dos combates pode tornar-se arena sangrenta, por outro lado é um local generoso, com muita fartura. Seus olivais, seus rebanhos de carneiros, vinhedos e planícies costeiras com a cordilheira do Monte Líbano voltadas para o Ocidente onde recebem influência dos árabes nômades. A região montanhosa é sua essência, seus rochedos ainda guardam marcas da passagem dos conquistadores. É sua alma, é ali que se localiza seu espírito mais autêntico, mais primitivo e generoso.

A cultura tem bastante influência estrangeira, mas preservou muito a tradição do azeite de oliva, do limão, da coalhada, o uso do carneiro, amêndoas, nozes, pistache, damasco e tâmaras. Conta a lenda que um viajante acompanhado dos filhos parou para descansar e se alimentar. Cortou, então, uma melancia, repartiu entres eles e disse: “Este alimento é completo. Nos mata a fome, a sede e nos diverte enquanto comemos o miolo das sementes”.

(Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) | Câmara Brasileira do Livro – São Paulo, Brasil).